Como Identificar Suas Qualidades e Defeitos (com Imagens) (2024)

Baixe em PDF

Coescrito por Adrian Klaphaak, CPCC

Referências

Baixe em PDF

Neste Artigo:

Compreendendo suas habilidades

Realizando um exercício de reflexão

Montando uma lista de ações

Montando uma lista com seus desejos

Analisando seus pontos positivos e negativos

Utilizando suas habilidades em entrevistas

Mostrar mais 3...

Mostrar menos...

Artigos Relacionados

Referências

Reconhecer quais os pontos em que você é bom e quais são aqueles em que precisa de ajuda fará com que você alcance um maior equilíbrio na vida pessoal e nas interações profissionais. Por ser difícil, inconveniente ou fazer com que as pessoas fiquem desconfortáveis, o autoconhecimento é uma ferramenta útil constantemente ignorada. Os pontos fortes de alguém podem não parecer úteis para outros, o que faz com que você fique em dúvida se as qualidades que possui são na verdade forças ou fraquezas. Você provavelmente precisará descobrir isso por conta própria, mas alguns exercícios podem ajudá-lo a reconhecer seus pontos positivos e negativos em ambientes sociais e profissionais. Algumas dicas também podem ajudá-lo a seguir essas táticas em um ambiente mais prático, onde elas se fazem necessárias, como ao realizar uma entrevista de emprego.

Parte 1

Parte 1 de 6:

Compreendendo suas habilidades

Baixe em PDF

  1. 1

    Aprecie seus esforços. Você já é uma pessoa mais forte por estar disposto a discernir seus pontos fortes e as áreas que precisam de mais esforços. Enfrentar essa situação requer força de vontade, portanto, reconheça seu esforço e lembre-se de que é uma grande pessoa.

  2. 2

    Coloque as coisas que faz no papel. Considere as atividades das quais mais participa ou que mais o agradam para poder identificar suas qualidades e seus defeitos. Escreva todas as atividades realizadas nos últimos dias, sempre as avaliando de um a cinco, dependendo do quanto gosta delas.

    • Segundo alguns estudos, manter um diário o ajudará a se tornar mais autoconsciente e reflexivo quanto as suas qualidades e seus defeitos.[1] A complexidade do diário depende de você: escreva uma lista simples dos momentos ou crie anedotas detalhadas sobre os pensamentos e desejos mais profundos que sentir. Será mais fácil identificar seus pontos fortes se conhecendo melhor.[2]
  3. 3

    Reflita sobre seus valores. Se você não tirar um tempo para esclarecer seus valores internos, será mais difícil identificar os pontos fortes e negativos que tem. Esses valores são as crenças que moldam o que pensa sobre si mesmo e sobre todo o resto. Eles fundamentam o modo com o qual você vive a vida e identificá-los tornará mais fácil decidir quais aspectos são positivos e quais são negativos para você, não importa o que os outros digam. [3]

    • Pense em algumas pessoas que respeita. O que admira nelas? Quais características delas você valoriza? Como reconhece essas características em você?
    • Imagine poder mudar uma coisa na comunidade em que vive. O que você mudaria e por quê? O que isso demonstra sobre seus valores?
    • Procure algum momento do passado em que se sentiu satisfeito. O que ocorreu? Quem estava com você? Por que acredita que se sentiu desse modo?
    • Imagine que há um incêndio em sua casa (todos os familiares e bichinhos já estão seguros) e só é possível salvar três objetos. O que você salvaria? Por quê?
  4. 4

    Examine suas respostas a temas e padrões repetidos. Por exemplo, imagine que você admira Bill Gates e Richard Branson porque eles possuem grande criatividade e um espirito empreendedor. Isso pode significar que você dá valor à ambição, à competição e à ingenuidade. Você gostaria de erradicar a pobreza no mundo para que todos tivessem o que comer e onde dormir? Isso indica que você valoriza o senso de comunidade, deseja ajudar a sociedade ou quer fazer a diferença. É possível ter diversos valores centrais.

    • Se estiver com dificuldade para colocar seus valores em palavras, procure por listas na internet.[4]
  5. 5

    Veja se a vida que leva é compatível com seus valores. Muitas vezes, quando a vida não é compatível com os valores internos da pessoa, por qualquer motivo que seja, ela pode sentir que tem uma fraqueza em algo. Viva uma vida de acordo com seus valores para sentir-se mais satisfeito e bem-sucedido.[5]

    • Se você valoriza a ambição e a competição, mas se sente preso em um emprego sem futuro que nunca o desafia ou não oferece oportunidades para provar seu valor, é provável que você pense que possui uma fraqueza na área, mas na verdade a vida que está levando não é compatível com aquilo que é mais importante para você.
    • Em outro exemplo, você pode ser uma mãe de primeira viagem que deseja voltar a lecionar por valorizar o status intelectual. Pode passar pela sua cabeça que "ser uma boa mãe" é um defeito, pois um valor (o status intelectual) entra em conflito com outro (o da família). Se esse for o caso, descubra como alcançar um equilíbrio para ser feliz e honrar ambos os valores. Desejar voltar ao emprego não significa que você é uma mãe ruim.
  6. 6

    Considere os significados das situações. Analise os componentes das forças e das fraquezas em relação às convenções sociais e tradições do contexto social em que vive. As convenções sociais são um conjunto de regras que regem as interações pessoais consideradas funcionais em determinada região ou sociedade.[6] Tais convenções são diferentes dependendo da região em que vive e reconhecer isso pode fazer com que seja mais fácil determinar o que pode ser considerado positivo ou negativo na cultura em que se está inserido.[7]

    • Em uma região rural em que todos realizam trabalhos manuais, os membros da comunidade provavelmente valorizam o trabalho pesado. Em uma metrópole, esses atributos provavelmente não parecerão tão importantes, a menos que você trabalhe com algum outro tipo de trabalho manual.
    • Veja se o ambiente em que se encontra contribui para seus atributos e suas qualidades. Se ele não o apoiar, pense em um modo de transformar a situação ou ir para um ambiente no qual suas características possam ser mais valorizadas.[8]

    Publicidade

  1. 1

    Encontre pessoas que possam ajudá-lo. Realize um exercício de reflexão para poder descobrir quais são seus pontos positivos e negativos. Ao descobrir o que os outros pensam de você, será mais fácil descobrir quais são suas qualidades. Pense nas pessoas presentes em cada parte de sua vida para começar.

    • Reúna pessoas de diferentes partes de sua vida que possam responder a perguntas que o ajudarão a analisar sua personalidade em diferentes níveis e situações.[9]
  2. 2

    Peça um feedback. Envie e-mails para os candidatos selecionados perguntando sobre suas qualidades. Peça exemplos de situações em que eles viram seus pontos positivos em ação e lembre-se de mencionar que podem responder com base em habilidades ou na personalidade. Os dois tipos de resposta são muito importantes.

    • Realizar essa pesquisa através de e-mail é bom porque a pessoa não se sente pressionada, possui tempo para analisar melhor a pergunta e para responder de modo sincero. Além disso, ter a resposta em um bloco único de texto permite uma análise mais concisa depois.[10]
  3. 3

    Procure pelos pontos em comum nos resultados recebidos. Leia todos os e-mails e analise o que cada um deles diz. A ideia é identificar quais traços a pessoa está indicando e compará-los com os das outras pessoas para encontrar as características mais fortes.

    • Monte uma tabela com uma coluna para o nome da característica, outra para as respostas e outra para sua interpretação de cada resposta.[11]
    • Caso diversas pessoas digam que você se sai bem sob pressão, é bom no controle de crises e é capaz de ajudar os outros quando eles precisam, isso significa que você é um líder nato capaz de permanecer calmo em situações estressantes. Também é possível extrair disso que você é uma pessoa compassiva e que gosta dos outros.
  4. 4

    Crie um autorretrato. Escreva uma análise de todos seus pontos fortes após reunir os resultados. Lembre-se de incorporar os traços diferentes apontados pelos outros e aqueles provenientes de sua análise.

    • A ideia não é formar um perfil psicológico, mas uma imagem do seu "melhor eu" que o lembrará das características que você usa ao dar o seu melhor. Saber isso pode guiá-lo a realizar ações que o tornarão uma pessoa ainda melhor.[12]

    Publicidade

Parte 3

Parte 3 de 6:

Montando uma lista de ações

Baixe em PDF

  1. 1

    Coloque suas ações no papel. Analise o modo com o qual responde em situações que exigem pensamentos e ações. Tente observar as reações espontâneas que tem em relação às experiências pelas quais já passou antes de tomar qualquer decisão. Compre um diário para escrever isso.

    • As reações espontâneas dizem muito sobre como as pessoas reagem em situações comuns e extraordinárias. Coloque tudo no papel para tentar decifrar suas ações e habilidades.[13]
  2. 2

    Considere uma situação desafiadora ocasionada por algo ruim como um acidente de trânsito. Como você reagiria ao ser confrontado por isso? Você parou e pensou antes de agir, reunindo tudo que precisava para solucionar o problema?

    • Você provavelmente sentirá que a coragem e a capacidade de enfrentar situações como essa são pontos positivos se respondeu que assumiria o controle da situação e agiria como líder. Caso acredite que choraria descontroladamente ou gritaria com os outros, manter o autocontrole em uma situação como essa pode ser um defeito seu.[14]
    • Analise todos os ângulos possíveis das situações. Sentir-se perdido após um acidente de trânsito é uma reação completamente natural à experiência. Se por algum acaso você parou e pediu ajuda para alguém, a colaboração pode ser um ponto positivo de sua personalidade. Nem sempre é necessário fazer tudo por conta própria para demonstrar força.
  3. 3

    Procure uma situação menos desafiadora. Pense em uma situação pela qual já passou que não era representada pela vida ou pela morte. Por exemplo, como você reagiria ao entrar em uma sala cheia de pessoas? Você sairia batendo papo com todo mundo que conhece ou iria até um canto isolado conversar com apenas uma pessoa?

    • A primeira resposta representa uma pessoa sociável e extrovertida, enquanto a segunda representa alguém ótimo em se conectar individualmente e ouvir. Esses dois pontos positivos podem ser utilizados para a vantagem natural da pessoa.[15]
  4. 4

    Leve em consideração as vezes em que enfrentou situações complicadas. Lembre-se de alguma situação em que teve de reagir de imediato: com que velocidade você se adaptou à situação? Você pensa rápido e dá respostas engraçadinhas quando alguém zomba de você ou prefere reagir apenas após analisar bem a situação?

    • As características fortes que desenvolveu podem ter alguns empecilhos. Alguém que passa a vida inteira isolado lendo e escrevendo, por exemplo, pode não ser capaz de bater papo com os outros, mas terá facilidade de esmiuçar a trama de um livro e discutir assuntos profundos com os outros. Uma pessoa que cresce com irmãos mais novos pode aprender a ser compassiva, paciente e boa na solução de problemas.
    • Lembre-se de que o mundo precisa de pessoas com características e interesses diferentes para ser diverso. Não é necessário ser bom em tudo, apenas nas coisas que considere importantes.
    • Uma pessoa ótima com respostas atravessadas ou com inteligência para solucionar problemas rapidamente pode ter a agilidade como uma qualidade e, talvez, problemas de foco em detalhes como defeito. Alguém que para e pensa pode considerar o planejamento uma qualidade e a agilidade limitada um defeito.[16]

    Publicidade

Parte 4

Parte 4 de 6:

Montando uma lista com seus desejos

Baixe em PDF

  1. 1

    Tente identificar o que deseja, pois isso diz muito sobre você. Analise o quanto deseja alcançar determinados objetivos e o que será necessário para isso. É provável que esses objetivos ou atividades sejam suas paixões e sonhos e são nessas áreas que estão suas principais qualidades.[17] Muitos acabam cumprindo o desejo das famílias e se tornam médicos ou advogados quando na verdade queriam ser dançarinos ou artistas. Escreva seus desejos em outra parte do diário.

    • Pergunte-se "Quais os meus desejos?" Não importa se está em seu primeiro emprego ou acabou de se aposentar, você com certeza possui metas e anseios. Determine quais coisas o motivam e o fazem feliz.
  2. 2

    Encontre as coisas das quais gosta. Pergunte-se sobre o que mais gosta na vida e comece a colocar no papel os tipos de atividades que considera satisfatórias ou interessantes. Algumas pessoas podem considerar passar um tempo sentado com um cachorro uma experiência extremamente satisfatória. Outras preferem escalar montanhas ou viajar.

    • Monte uma lista das atividades ou coisas que o deixam feliz. É bem provável que seus hobbies coincidam com suas qualidades.
  3. 3

    Considere as coisas que o motivam. Coloque no papel os momentos em que se sente energizado e motivado. Leve em consideração os momentos da vida em que se sente pronto para enfrentar o mundo ou inspirado para melhorar em algum quesito. As áreas que o inspiram e motivam normalmente são aquelas nas quais você tem mais força.

    • Os desejos são muito comuns nos estágios iniciais da vida, mas as expectativas daqueles ao nosso redor ou a pressão financeira acabam colocando-os em segundo plano.[18]

    Publicidade

Parte 5

Parte 5 de 6:

Analisando seus pontos positivos e negativos

Baixe em PDF

  1. 1

    Repense seus defeitos. Pense neles como "áreas que precisam ser melhoradas". As pessoas normalmente sentem que poderiam se sair melhor em determinadas áreas da vida e isso faz com que utilizem termos negativos para descrever os pontos que precisam ser melhorados para que se sintam fortes e competentes.[19] Não se foque nas "fraquezas", que passam uma impressão negativa, mas sim nas áreas que podem ser melhoradas. Isso o ajudará a se manter focado no futuro e no que pode fazer para melhorar.

    • Os defeitos podem ser concebidos como coisas que você deseja melhorar ou que não são relevantes aos seus desejos ou objetivos na vida. Reconheça que ambos os tipos de defeitos são aceitáveis, pois eles não são aspectos permanentes da vida, eles podem ser melhorados.
  2. 2

    Identifique as áreas para crescimento em potencial. Elas podem ter relação com qualquer coisa, desde habilidades profissionais até problemas com autocontrole alimentar. Você também pode referir-se à incapacidade de defender um gol ou resolver problemas rapidamente. Às vezes, esse crescimento surge decorrente dos aprendizados da vida. Em outras horas, ele surge quando você se esforça para superar a incapacidade que percebe em si mesmo.

    • Um defeito aparente pode indicar que uma atividade não é adequada para você e é necessário compreender isso. Se todos fossem bons em tudo, o mundo seria um lugar enfadonho.[20]
  3. 3

    Mantenha o foco nos pontos positivos. Muitas pessoas acreditam que se focar nas fraquezas é um desperdício de tempo e esforços. Tente cultivar seus pontos positivos a todo o momento, pois esse é um modo melhor de identificar seus defeitos. Os pontos fracos normalmente são compostos por áreas em que não há interesse ou desejo de se melhorar, portanto, foque-se nos pontos positivos. Reconheça suas qualidades – você provavelmente terá muitas delas –, mesmo em áreas em que se sente "fraco" e foque-se nos pontos em que acredita ser capaz de ser mais eficiente.

    • Se deseja comunicar-se de modo assertivo, comece com as habilidades de assertividade que acredita já colocar em prática. Algumas pessoas tem dificuldade em dizer não, mas são claras de modo a não magoar os sentimentos dos outros, por exemplo.[21]
    • Pense em outros aspectos de sua personalidade que considera positivos. Ser gentil, cabeça aberta e um bom ouvinte são características importantes que podem ser ignoradas. Orgulhe-se delas.
    • Tente considerar os pontos positivos como talentos e desejos que combinam com a imagem que tem de si mesmo e a visão que tem para o futuro. Muitas vezes dizemos que alguém "tem um dom" ao se referir a uma habilidade de fazer algo bem feito.
  4. 4

    Monte uma lista de suas qualidades e defeitos. Foque-se no que acredita serem seus pontos positivos e negativos. Leve em consideração as respostas que recebeu das pessoas por e-mail e as coisas que aprendeu sobre si mesmo com os outros exercícios para colocar no papel as áreas de sua vida que considera fortes e fracas. Foque-se no modo com o qual vê suas qualidades e seus defeitos com base na vida que leva hoje, seja ela profissional ou pessoal, em vez de se focar no passado ou nos desejos que tem.

    • Seja sincero consigo mesmo, afinal, ninguém o julgará de acordo com sua lista. Em um papel, crie duas colunas identificadas por "Qualidades" e "Defeitos" e vá preenchendo-as conforme pensa em exemplos.[22]
  5. 5

    Compare as listas. Elas o surpreenderam? Você se considerava forte em uma área, mas a lista indica o contrário? Essas situações ocorrem quando você repete algo para si mesmo, mas uma situação difícil mostra sua verdadeira personalidade.

    • Você encontrou alguma incompatibilidade entre o que deseja e as qualidades que acredita possuir? Isso normalmente ocorre quando você tenta viver a vida com base no que esperam de você ou no que acredita ser o certo, mas seus desejos e ações dizem o contrário.
  6. 6

    Analise as surpresas e as incompatibilidades. Consulte todas as listas que criou e veja quais itens não combinam para analisar o motivo pelo qual algumas das qualidades e dos defeitos que acreditava possuir são diferentes. É possível que você acredite gostar ou ser motivado por algumas coisas, mas isso não ser verdade? Monte essas listas para ter uma ideia melhor de quem é.

    • Mantenha o foco nas áreas que não batem e tente identificar o porquê disso. Por exemplo, uma pessoa pode escrever que deseja ser cantora, mas que é muito boa em ciências. Essas duas áreas são bastante distintas, portanto, identifique o que realmente o motiva no longo prazo.
  7. 7

    Peça a opinião de familiares e amigos. As pessoas próximas podem realizar comentários construtivos que solidificarão suas observações ou destruirão algumas ilusões. É importante não entrar na defensiva ou levar tudo para o lado pessoal ao ouvir que você poderia melhorar em determinada área. Incorporar as críticas construtivas na vida diária é uma qualidade que você pode desenvolver.

    • Se acha que sua família não será sincera, procure uma pessoa que dirá a verdade sem pestanejar. Procure alguém externo e neutro, de preferência um colega ou um superior.
    • Peça que essa pessoa analise e comente as listas que montou. Questionamentos e comentários úteis podem incluir "O que faz você pensar que não agiria rapidamente em emergências?" Um observador externo pode lembrar-se da vez em que você foi um herói durante uma emergência, por mais que você tenha esquecido disso.
  8. 8

    Procure ajuda profissional. Se não conseguir encontrar uma pessoa ou se sentir mais confortável conversando com alguém de fora, procure um profissional que o ajudará a determinar suas qualidades e seus defeitos. As agências de recrutamento costumam ter profissionais para realizar perfis psicológicos.[23] Normalmente é necessário pagar para realizar um desses testes de aptidão e personalidade com profissionais.

    • Esses testes dificilmente resultarão na essência de sua personalidade, mas eles são bons pontos de partida para que você comece a analisar suas qualidades e seus defeitos.
    • Um bom teste deve ser relativamente longo para poder realmente entender aspectos específicos de sua personalidade. Após a conclusão, converse com o psicólogo responsável para tentar melhorar os defeitos e descobrir novas qualidades.
    • Caso vá fazer um teste on-line, procure por sites conhecidos e que tenham sido montados por psicólogos ou profissionais da área. Se for necessário pagar, pesquise sobre a empresa por trás do teste para ver se ele vale o investimento.
  9. 9

    Pense no que encontrou. Após analisar suas qualidades e seus defeitos, passe um bom tempo refletindo sobre como se sente em relação a isso. Você precisa ou deseja trabalhar em algum dos defeitos que encontrou? Pense bem sobre o que é necessário para isso.

    • Matricule-se em um curso ou encontre atividades que o ajudarão. Por exemplo, se você acha que passará mal quando algo súbito ocorrer, pratique alguma atividade em que o inesperado é comum. Você pode juntar-se a um grupo de teatro ou frequentar um bar com karaokê, por exemplo.
    • Considere a terapia ou outros modos de conversar sobre suas preocupações e medos. Caso fazer um curso não o ajude ou a ansiedade o impeça de seguir em frente, procure um terapeuta.
  10. 10

    Rejeite o perfeccionismo. Tente não ficar preso nos defeitos encontrados, pois assim você acabará criando um padrão nada construtivo de perfeccionismo, o que atrapalhará seu sucesso. Comece fazendo aquilo que sabe que fará bem e se esforçando para melhorar as habilidades que precisam ser melhoradas com o tempo.[24]

    • Digamos que você queira melhorar sua habilidade de comunicação: após muito refletir, você pode descobrir que é um ótimo ouvinte, o que é uma qualidade. Na sua vez de falar, entretanto, você trava, o que é um defeito. Tente ser mais verbal esforçando-se para falar uma ou duas frases em conversas grupais.
    • Uma pessoa muito perfeccionista sequer tentará participar da conversa, pois sabe que cometerá erros. É necessário reconhecer que os erros são inerentes ao aprendizado e ao crescimento, sendo necessário cometê-los para o desenvolvimento pessoal.
  11. 11

    Jamais negue os momentos importantes da vida. Todos somos bons em algo, mas existem aqueles momentos em que você experimenta algo novo e descobre que tem um talento natural para isso. Aproveite essa oportunidade!

    • Não ignore as oportunidades. Pratique um esporte, interaja com animais ou fique no lugar de alguém que precisa sair para trabalhar. Suas experiências serão diferentes das experiências das outras pessoas, mas você precisa aproveitá-las para alcançar seu verdadeiro potencial.

    Publicidade

Parte 6

Parte 6 de 6:

Utilizando suas habilidades em entrevistas

Baixe em PDF

  1. 1

    Leve em consideração a relevância dos defeitos e das qualidades. Utilize as coisas que aprendeu para se sair melhor em entrevistas pensando em como seus defeitos e suas qualidades são relevantes para o cargo ao qual está se candidatando. Pense nas tarefas do emprego e veja se alguma vez já teve de realizá-las na vida. Nessas experiências passadas, seus atributos foram considerados defeitos ou qualidades?[25]

    • Em uma entrevista para o cargo de programador de computadores, converse sobre as qualidades relacionadas aos computadores ou à solução de problemas. Nem sempre é necessário entrar em detalhes sobre quão bom você é em xadrez, a menos que o entrevistador tenha demonstrado interesse no assunto.
  2. 2

    Seja sincero e confiante ao descrever suas qualidades em uma entrevista. Quando um entrevistador pergunta sobre defeitos e qualidades, ele não está curioso apenas em relação às suas características, mas sim em relação ao modo com o qual você fala de si mesmo. É necessário saber "vender o peixe" em entrevistas. O entrevistador avaliará sua capacidade de descrever seus defeitos e suas qualidades e quão confortável você fica ao falar sobre isso.[26]

  3. 3

    Pratique com antecedência. Peça que um amigo o entreviste para que você se sinta mais confortável com a experiência. Descreva-se muitas vezes, e para muitas pessoas, para exibir mais confiança ao fazer isso. No começo, você parecerá ler um roteiro pronto, mas após um tempo você deve soar mais natural.

    • Pense em exemplos concretos para ver quais são as qualidades que ficarão aparentes na entrevista. Os entrevistadores não querem ouvi-lo se gabando, eles querem exemplos de situações em que suas qualidades foram essenciais à superação do problema ou obstáculo que surgiu. Reflita sobre isso e, se achar necessário, monte uma lista para ir preparado para a entrevista.[27]
    • Em vez de dizer "Eu sou focado em detalhes", dê um exemplo concreto dizendo algo como "Em meu emprego anterior, eu era responsável por checar todos os valores do orçamento mensal. Em diversos casos encontrei erros que poderiam ter dado um prejuízo significativo para a empresa. Esse tipo de atenção aos detalhes pode me ajudar em sua empresa.".
  4. 4

    Não tente enrolar o entrevistador. Os empregadores não são burros e são capazes de perceber quando um entrevistado está pegando uma qualidade e a apresentando como defeito, afinal, eles provavelmente já entrevistaram muitas pessoas antes.[28] Os empregadores procuram por pessoas flexíveis que saibam trabalhar em equipe, e esse tipo de abordagem pode passar a impressão de que você não é uma pessoa muito autoconsciente.[29] Os casos mais comuns são:[30]

    • "Sou perfeccionista e incapaz de fazer coisas erradas." O empregador dificilmente considerará o perfeccionismo uma qualidade, pois isso passa a impressão de que você deseja alcançar um padrão impossível e que talvez tenha problemas com a procrastinação.[31]
    • "Sou teimoso e não deixo nada passar." O empregador pode acreditar que você não é flexível.
    • "Eu trabalho muito e tenho dificuldades para equilibrar a vida profissional e pessoal." Isso pode significar que você é incapaz de cuidar de si mesmo e que provavelmente se cansará ou se revelará um colega de trabalho desagradável.
  5. 5

    Seja sincero quanto aos seus defeitos sempre. Não há sentido na entrevista se você responder todas as perguntas de modo clichê sobre quão bom é. O entrevistador não quer isso, ele deseja uma discussão real sobre as coisas com as quais você pode trabalhar e ter uma boa ideia de quem você é. Seus defeitos reais podem incluir:[32]

    • Ser extremamente crítico
    • Suspeitar dos superiores e dos colegas
    • Exigir demais
    • Procrastinar
    • Falar demais
    • Ser sensível demais
    • Não ser assertivo
    • Não ter tato social
  6. 6

    Reconheça os pontos negativos de seus defeitos. Alguns pontos de suas fraquezas precisam ser explicitados francamente. Você precisa falar sobre como isso pode afetar seu trabalho. Conversar francamente sobre isso com o empregador demonstra introspecção e autenticidade, mas ainda assim é necessário ter tato ao falar sobre o assunto.[33]

    • Por exemplo, diga "Eu sou, atualmente, um procrastinador. Sei que isso afeta minha produtividade e a de meus colegas. Na faculdade pude me safar porque conhecia bem o sistema e encontrei um modo de me formar, mas sei que o mundo profissional não funciona assim. Tenho ciência de que a procrastinação não é um bom modo de se trabalhar."
  7. 7

    Demonstre como se esforça para superar suas fraquezas. A praticidade é melhor do que o idealismo nesse caso. Dar uma resposta idealista pode parecer irreal e passar a impressão de que você quer vender algo que não tem.[34]

    • Por exemplo, você pode dizer "Estou me esforçando para me livrar da procrastinação criando prazos fictícios para mim e oferecendo incentivos pessoais para cumpri-los. Meu problema diminuiu consideravelmente com isso.".
  8. 8

    Demonstre confiança ao falar de suas qualidades. A ideia é parecer autoconfiante, não arrogante, portanto, lembre-se de manter a humildade. Tente escolher qualidades adequadas para a empresa para a qual está se candidatando. As qualidades reais são divididas em três categorias:

    • Habilidades de conhecimento: computadores, idiomas e conhecimentos técnicos.
    • Habilidades transferíveis: comunicação, gerenciamento de pessoas e solução de problemas.
    • Traços pessoais: sociabilidade, confiança e pontualidade.[35]
  9. 9

    Exemplifique ao falar sobre forças. Uma coisa é falar que você é ótimo com as pessoas, outra é demonstrar isso. Dê exemplos cotidianos, seja de um ponto de vista pessoal ou profissional. Por exemplo:

    • "Sou um comunicador excelente. Tomo cuidado com as palavras que uso, sempre evitando ser ambíguo. Não tenho medo de tirar dúvidas com os superiores e sempre imagino como as pessoas podem interpretar o que digo de modo diferente."
    • Demonstre suas qualidades e habilidades dizendo como elas o ajudaram no passado.
    • Se você recebeu algum prêmio ou reconhecimento, mencione-os.

    Publicidade

Dicas

  • Ao identificar seus desejos, tome cuidado para não listar desejos falsos. Eles são alimentados pela crença de que você deve trabalhar com relações internacionais para morar fora do país ou de que precisa ser um ator para frequentar festas ricas. Essas fantasias se diferenciam dos desejos reais porque sua intenção não é fazer algo recompensador. Saiba diferenciar os desejos reais dos falsos para não correr o risco de entrar em uma carreira por conta de uma fantasia.
  • Superar defeitos requer tempo, portanto, tenha paciência. Não perca muito tempo tentando transformar um defeito em uma qualidade. Comece aprendendo novas habilidades e melhorando suas qualidades. É mais fácil trabalhar com as coisas inatas a você.

Publicidade

Avisos

  • Nunca se gabe de suas qualidades ou reclame de seus defeitos em uma entrevista. Seja direto e sempre sugira modos de superar os defeitos. Nunca invente qualidades e seja humilde sempre.
  • Não caia naquela história de que você não pode ter defeitos. Todos os humanos têm desafios para superar. Imagine-se como um entrevistador: como você se sentiria se uma pessoa apenas dissesse o quão boa ela é?

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Como Identificar Suas Qualidades e Defeitos (com Imagens) (46)

Coescrito por :

Adrian Klaphaak, CPCC

Coach de Carreira

Este artigo foi coescrito por Adrian Klaphaak, CPCC. Adrian Klaphaak é um coach de carreira e fundador da A Path That Fits, um empreendimento de consultoria de carreira e de vida na Área da Baía de São Francisco. Ele também é um Coach Profissional Coativo (CPCC). Klaphaak utiliza seus métodos de treinamento no Coaches Training Institute, no Hakomi Somatic Psychology e Internal Family System Therapy (IFS) para ajudar milhares de pessoas a construir carreiras de sucesso e vidas mais prósperas. Este artigo foi visualizado 364807 vezes.

Categorias: Atributos e Personalidade

Em outras línguas

English:Identify Your Strengths and Weaknesses

Español:identificar tus fortalezas y debilidades

Français:identifier ses forces et ses faiblesses

Deutsch:Deine Stärken und Schwächen erkennen

Русский:определить свои сильные и слабые стороны

Nederlands:Je sterke en zwakke punten bepalen

中文:认清自己的长处和弱点

Bahasa Indonesia:Mengenali Kekuatan dan Kelemahan Pribadi Anda

ไทย:แยกแยะจุดแข็ง และจุดอ่อนของคุณ

한국어:자신의 강점과 약점 파악하는 방법

العربية:تحديد نقاط قوتك وضعفك

हिन्दी:अपनी ताकत (स्ट्रेंथ) और कमजोरियों (वीकनेस) को पहचानें (Identify Your Strengths and Weaknesses)

Türkçe:Güçlü ve Zayıf Yönler Nasıl Belirlenir

  • Imprimir

Esta página foi acessada 364807 vezes.

Como Identificar Suas Qualidades e Defeitos (com Imagens) (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated:

Views: 5408

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.