Karl Popper - Principais Ideias e Biografia (2024)

Karl Popper se dedicou ao pensamento do racionalismo crítico. Ao buscar responder ao que é ciência, formulou o Método Hipotético Dedutivo e se tornou um dos maiores pensadores da filosofia contemporânea.

Método Hipotético Dedutivo

Karl Popper fez críticas à indução. O princípio indutivo do método científico buscava comprovar teorias mediante a experiência decorrente da observação cuidadosa de uma série de eventos.

Isso fazia do método indutivo um método conjectural. Conjectural porque os eventos poderiam acontecer mediante várias situações e condições diferentes, o que fazia com que a conclusão nunca fosse absoluta.

Popper baseou essa ideia no filósofo David Hume. Hulme diz que não é pelo fato de alguém ter visto apenas cisnes brancos que pode afirmar que somente existem cisnes brancos.

Pois, no momento em que ver um cisne de outra cor, a afirmação feita anteriormente será invalidada.

Assim, Popper formulou o Método Hipotético Dedutivo.

Esse método está relacionado ao quadro de referência que traz os princípios necessários para que sejam realizados testes.

Ao contrário do método indutivo, o método dedutivo propõe que antes da observação para a formulação de ideias as ideias sejam pensadas. Somente depois devem ser verificadas para confirmar se fazem ou não sentido.

O que quer dizer que uma hipótese científica tem de surgir primeiro para somente depois ser submetida a testes.

Para Popper o processo de pesquisa apresenta três momentos: problema, conjecturas e falseamento.

  • Problema: pensar em um conflito que precisa ser resolvido.
  • Conjecturas: comprovar experimentalmente.
  • Falseamento: provar que a teoria é científica pelo fato de ela poder ser falsa.

Leia também:

Método Indutivo
Método Dedutivo

Falseabilidade

Consiste em duvidar dos pressupostos de determinada teoria, o que consiste na essência da natureza científica.

Se for possível provar que uma teoria pode ser falsa, então ela é científica.

A falseabilidade obedece o princípio de que devem serem recolhidos elementos capazes de falsificar uma teoria.

Foi, por exemplo, o que aconteceu quando Einstein provou que havia falhas na teoria Newtoniana.

Desta forma, a teoria de Popper testa o grau de confiança das teorias existentes. Isso quer dizer que quanto mais uma teoria resiste aos erros, mais consistente ela é.

Biografia

Karl Popper - Principais Ideias e Biografia (1)

Karl Raimund Popper nasceu em Viena, na Áustria, no dia 28 de julho de 1902. Austríaco, com origem judaica, naturalizou-se britânico.

Doutorou-se em Filosofia em 1928. Após ter lecionado durante cerca de 6 anos, foi viver na Nova Zelândia e, de seguida, na Inglaterra. Na Inglaterra foi nomeado professor em 1949.

Foi congratulado com vários prêmios e é reconhecido com um dos maiores filósofos do século XX.

Faleceu em Kenley, na Inglaterra, no dia 17 de setembro de 1994.

A Sociedade Aberta e Seus Inimigos e A Lógica da Pesquisa Científica são as suas obras mais conhecidas.

Popper escreveu mais uma série de livros, dentre os quais:

  • A miséria do Historicismo
  • A Teoria dos Quanta e o cisma na física
  • Autobiografia intelectual
  • Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária
  • Conjecturas e refutações (O progresso do conhecimento científico)
  • Em busca de um mundo melhor
  • O eu e seu cérebro
  • O racionalismo crítico na política
  • O realismo e o objectivo da Ciência
  • O universo aberto – argumentos a favor do indeterminismo
  • Sociedade aberta, universo aberto
  • Televisão: um perigo para a democracia
  • Um mundo de propensões

Leia também:

Karl Popper - Principais Ideias e Biografia (2024)

FAQs

Quais são as principais ideias de Popper? ›

Popper acredita e defende que o homem atua no mundo um, ou seja, no mundo físico utilizando as teorias que estão no mundo três. Para isto, ele se utiliza de seus processos mentais que estão no mundo dois. Ou seja, os três mundos estão relacionados.

Quem foi Karl Popper e o que ele defendia? ›

Popper defendeu que, se a ciência se baseia na observação e teorização, só se podem tirar conclusões sobre o que foi observado, nunca sobre o que não foi.

Quem é Karl Popper biografia? ›

Karl Raimund Popper (nascido em Viena, em 28 de julho de 1902) é um filósofo quase impossível de classificar. Visto sob a ótica dos anos 60 e subsequentes, aparece como autor de um sistema filosófico envelhecido, incapaz de se acomodar à moderna crítica que se faz da racionalidade científica.

Por que Karl Popper foi importante? ›

Karl Popper foi um filósofo austríaco que desenvolveu o princípio de falseabilidade pelo qual contestava o princípio de verificabilidade dos filósofos do Círculo de Viena.

Qual era o objetivo de Karl Popper? ›

O conhecimento objetivo de Popper não permite ao homem saber alguma coisa plenamente, mas sim, possibi- litar a ele novos descobrimentos, que servirão para que ele possa recons- truir todo o esquema tradicional do conhecimento, diferenciando este trabalho, das outras concepções de ciência e racionalidade.

Qual a principal obra de Karl Popper? ›

Karl Popper formulou o “Método Hipotético Dedutivo” e se destacou como um dos mais importantes filósofos do século XX. Karl Popper nasceu dia 28 de julho de 1902.

Qual a crítica de Karl Popper? ›

A filosofia de Karl Popper - o racionalismo crítico - é apresentada. Para ele todo o conhecimento é falível e corregível, virtualmente provisório. O conhecimento científico é criado, construído e não descoberto em conjuntos de dados empíricos.

Qual é o problema exposto por Popper? ›

Popper, em sua obra Lógica da pesquisa científica, apresenta o problema da demarcação como o "problema de estabelecer um critério que nos habilite a distinguir entre as ciências empíricas, de uma parte, e a Matemática e a Lógica, bem como os sistemas 'metafísicos', de outra" (POPPER, 2013, p. 33).

Qual é o método científico proposto por Popper? ›

Na continuidade da evolução do pensamento, Kall Popper (1975) propõe o Método Hipotético-Dedutivo, que é um método que procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros. Esse método pode também ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”.

Quais são as 6 etapas do método científico? ›

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

O que é Falsificacionismo de Popper? ›

O falsificacionista admite que algumas teorias passam de facto como teorias científicas somente porque não são falsificáveis e deveriam por isso ser eliminadas, embora superficialmente possa parecer que possuem as caraterísticas das boas teorias científicas.

Em que consiste o método proposto por Popper? ›

Para Popper o processo de pesquisa apresenta três momentos: problema, conjecturas e falseamento. Problema: pensar em um conflito que precisa ser resolvido. Conjecturas: comprovar experimentalmente. Falseamento: provar que a teoria é científica pelo fato de ela poder ser falsa.

Qual era o pensamento de Popper? ›

Em sua obra fundamental, A Lógica da Pesquisa Científica, Karl Popper coloca em novos termos a discussão epistemológica ao demonstrar que o erro, em vez de ser um mal que pode ser evitado através do recurso a algum procedimento metodológico específico, constitui componente inevitável de qualquer teoria científica, ...

Como Karl Popper morreu? ›

Folha de S. Paulo - Filósofo Popper morre de câncer aos 92 - 18/9/1994. O filósofo britânico de origem austríaca Karl Popper morreu ontem em Londres aos 92 anos. Além de um dos maiores pensadores modernos sobre as condições de produção do conhecimento científico, Popper foi um teórico do liberalismo.

O que é o conhecimento para Karl Popper? ›

Para Popper, a busca do conhecimento não se dá a partir da simples observação de fatos e inferência de enunciados. Na verdade, esta nova concepção pressupõe um interesse do sujeito em conhecer determinada realidade que o seu quadro de referências já não mais satisfaz.

O que caracteriza o conhecimento científico Segundo Popper? ›

A aspiração de verdade da ciência consiste em uma impossibilidade lógica e empírica, portanto, o conhecimento científico deve ser conhecimento falsificável e não falsificado, que se desenvolve a partir de um processo de eliminação de erros.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Roderick King

Last Updated:

Views: 5943

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Roderick King

Birthday: 1997-10-09

Address: 3782 Madge Knoll, East Dudley, MA 63913

Phone: +2521695290067

Job: Customer Sales Coordinator

Hobby: Gunsmithing, Embroidery, Parkour, Kitesurfing, Rock climbing, Sand art, Beekeeping

Introduction: My name is Roderick King, I am a cute, splendid, excited, perfect, gentle, funny, vivacious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.