Significado de Espólio (O que é, Conceito e Definição) (2024)

Significado de Espólio (O que é, Conceito e Definição) (1)

Equipe da Enciclopédia Significados

Criado e revisado pelos nossos especialistas

O que é Espólio:

Espólio significa patrimônio, isto é, todos os bens, direitos e obrigações deixadas por alguém que veio a falecer.

É chamado juridicamente pelo termo “de cujus”. O espólio irá responder por todas as dívidas do falecido e até por alguma condenação anterior a sua morte, ou por qualquer ação, mas que seja de sua responsabilidade civil.

Espólio vem do latim spoliare, que significava roubar ou tirar a roupa de alguém. Também poderia ser uma referência à armadura que era tirada de um inimigo, o que explica o porque de espólio também significar "despojos de guerra".

Espólio, herança e inventário

Quando acontece a morte de alguém possuidora de patrimônio é necessário fazer o chamado inventário, a fim de que todos os herdeiros possam entrar na partilha, porém, a transmissão dos bens é independente da partilha, já que a posse e o domínio dos bens transferem-se imediatamente aos sucessores sem necessidade de qualquer formalidade, como diz o Artigo 1784 do Código Civil.

Para representar o espólio é necessário nomear em juízo um representante que será chamado de inventariante. O inventariante de espólio geralmente é escolhido entre os herdeiros, por exemplo, o filho mais velho, ou aquele que sempre manteve laços afetivos mais fortes com o falecido.

No processo de sucessão, a diferença entre espólio e herança é que espólio são os bens deixados, enquanto herança não são apenas os bens, mas também os direitos e deveres que uma pessoa que falece deixa.

Espólios de guerra

Os espólios ou despojos de guerra são objetos conquistados pelo exército ou pela parte vencedora de uma batalha ou guerra. Serviam como troféus para lembrar a vitória obtida sobre o inimigo. Podem ser armas e outros objetos de valor. Antigamente, pessoas também era consideradas espólio, sendo levadas para a terra dos vencedores como escravas.

Durante o período da República Romana, existiam os espólios de guerra, que causavam a ascensão social de muitos soldados, onde eles acabavam ganhando novas terras, que antes eram de propriedade de Roma, o espólio de guerra favoreciam principalmente a camada superior da população, ou seja, os mais ricos.

Significado de Espólio (O que é, Conceito e Definição) (2024)

FAQs

Qual é a definição de espólio? ›

O espólio é o patrimônio deixado pelo falecido enquanto ele está sendo administrado e dividido entre os herdeiros durante o processo de inventário. Já a herança é o conjunto de bens que cada herdeiro recebe ao final desse processo. Ou seja, ela é composta pelos bens que compunham o espólio após a devida divisão.

O que que é um espólio? ›

O que é o Espólio? Espólio é o conjunto de bens e direitos deixados por uma pessoa que veio a falecer para os seus herdeiros. Em linhas gerais, podemos dizer que Espólio é o patrimônio líquido que uma pessoa possuía antes de partir.

O que significa a palavra espólio na Bíblia? ›

Logo, o espólio é a soma de bens, do qual é descontado o valor de eventuais dívidas, que deverão ser pagas antes do compartilhamento entre herdeiros naturais ou testamentários – aqueles que constam em um testamento.

Quando é espólio? ›

Espólio é tudo aquilo que foi deixado por alguém que faleceu e que será dividido entre os herdeiros através do inventário. São os bens que a pessoa deixou depois da morte.

Qual a diferença entre herança é espólio? ›

Esse espólio abrange a herança e o legado. A herança é o conjunto de bens não individualizados do espólio, enquanto o legado são todos os bens individualizados. A título de exemplo, imaginemos que alguém faleça, sem deixar testamento, deixando metade de seu patrimônio para um filho e a outra metade para o outro filho.

Quando surge a figura do espólio? ›

Falecida a pessoa abre-se a sucessão. E, com isso, os bens são imediatamente transmitidos aos herdeiros legais ou testamentários, surgindo a figura do espólio. O espólio existirá, portanto, a partir do momento em que uma pessoa falecer e deixar bens aos seus herdeiros.

Quem declara o espólio? ›

A declaração deve ser entregue pelo inventariante, em nome do contribuinte falecido com a indicação de seu número de inscrição no cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e deve continuar sendo apresentada anualmente até que tenha a escritura pública de inventário e partilha ou a decisão judicial de partilha, sobrepartilha ...

O que não entra no espólio? ›

A parte dos bens que pertence ao cônjuge sobrevivente não pode entrar no inventário. A transmissão dos bens imóveis das pessoas vivas se opera através de escrituras, e das que faleceram através de inventário.

Quem paga as dívidas do espólio? ›

Os herdeiros também não têm qualquer obrigação de pagar as dívidas do falecido com recursos próprios. Assim, o dinheiro para quitar os débitos vem do patrimônio do falecido. Os parentes pagam a dívida se houver herança. Se não houver nenhum bem, a dívida não será paga por ninguém.

Como é feito o espólio? ›

As declarações do espólio devem ser feitas pela pessoa responsável pelo inventário. Se ninguém entregou as declarações da pessoa falecida em anos anteriores, ou se o falecido deixou de fazer a declaração em algum ano quando estava vivo, o responsável pelo inventário fica obrigado a regularizar a situação.

Quando morre um dos cônjuges tem que fazer inventário? ›

Quando, infelizmente, alguém falece e deixa bens, surge a necessidade de dar início ao inventário. Para que a transferência desses bens seja formalizada, a fim de que o patrimônio deixado seja devidamente partilhado entre os herdeiros, é necessário fazer o inventário.

Como se referir a uma pessoa falecida em um documento? ›

"De cujus" é uma expressão forense que se usa no lugar do nome do falecido, e autor da herança, nos termos de um inventário.

Quando o falecido não tem espólio? ›

O falecido não deixou bens, somente dívidas ou obrigações.

Neste caso, sabendo-se da existência de dívidas do falecido, o Inventário é obrigatório. Nesta situação, ele também será chamado Inventário Negativo.

Quem responde pelo espólio? ›

Outra norma que reforça esse entendimento é o artigo 796 do Código de Processo Civil, no qual fica claro que é o espólio (bens do falecido) que responde por suas dívidas e que, após a partilha (divisão do patrimônio), os herdeiros respondem apenas pela parte que receberam.

Quando não existe espólio? ›

Com o encerramento do inventário, através da hom*ologação da partilha por sentença judicial transitada em julgado (ou seja, da qual não cabe mais recurso), o espólio formado deixa de existir.

Quais bens entram no espólio? ›

Sejam imóveis, automóveis, dinheiro na conta bancária, aplicações financeiras, obras de arte, joias, créditos a receber, direitos autorais e todos os demais bens que você possa imaginar.

Quem representa o espólio quando não há herdeiros? ›

"Na ausência de ação de inventário ou de inventariante compromissado, o espólio será representado judicialmente pelo administrador provisório, responsável legal pela administração da herança até a assunção do encargo pelo inventariante" ( REsp 1559791/PB, Rel.

O que é espólio no processo? ›

Espólio é o nome dado ao conjunto de bens deixados por uma pessoa falecida. Trata-se da reunião de todos os bens que os herdeiros legais partilharão por meio do inventário, devidamente dividindo-os entre si.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: The Hon. Margery Christiansen

Last Updated:

Views: 5666

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: The Hon. Margery Christiansen

Birthday: 2000-07-07

Address: 5050 Breitenberg Knoll, New Robert, MI 45409

Phone: +2556892639372

Job: Investor Mining Engineer

Hobby: Sketching, Cosplaying, Glassblowing, Genealogy, Crocheting, Archery, Skateboarding

Introduction: My name is The Hon. Margery Christiansen, I am a bright, adorable, precious, inexpensive, gorgeous, comfortable, happy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.