O que se entende por monitoramento e avaliação? Quais são as diferenças entre os termos? (2024)

Table of Contents
Monitoramento Avaliação

Monitoramento

Monitoramento é definido no Social Way como “a coleta e análise contínuas de informações financeiras e não financeiras para verificar o desempenho em relação aos objetivos, orçamento e plano de trabalho. O monitoramento normalmente se preocupa com contribuições, atividades e outputs.” O monitoramento apresenta o que foi entregue e responde à pergunta: fizemos o que foi planejado? Em termos simples, o objetivo do monitoramento é medir se implementamos as atividades (por exemplo, projeto de Desenvolvimento Socioeconômico ou controles de risco/impacto) que havíamos planejado, comparando com indicadores definidos.

O monitoramento requer a definição antecipada dos indicadores relacionadas as meta, contribuições e produtos finais/saídas (“outputs”) de uma intervenção (por exemplo, projeto SED ou controles de risco/impacto). Por exemplo:

  • Para monitorar um projeto de Desenvolvimento Socioeconômico relacionado à oferta de capacitação, os sites precisarão definir e medir o progresso em relação a:
    • Indicador de contribuições: orçamento deR$ 25.000,00e1funcionário em período integral dedicado à implementação do projeto por dois meses;
    • Indicador dosprodutos finais/saídas (“outputs”):realizar 5sessões de treinamentoou treinar50 pessoasem cada sessão.
  • Para monitorar um controle de risco/impacto relacionado à potencial ocorrência de acidentes com veículos relacionados ao site na comunidade, será necessário definir e medir o progresso em relação a:
    • Indicador de contribuições: orçamento deR$ 10.000e1 funcionário em tempo integral dedicadoao controle por um mês;
    • Indicador dosprodutos finais/saídas (“outputs”):Instalação de15placas de sinalização indicando os redutores de velocidadeeinstalaçãode5redutoresde velocidade.

O monitoramento tende a se concentrar no progresso, em qualquer período de tempo, em relação às metas. O monitoramento pode demonstrar que existe um problema, ou seja, que um indicador está abaixo do planejado, mas não fornece a profundidade das informações para entender por que o problema ocorreu e como o problema pode ser resolvido. O monitoramento é um processo contínuo (por exemplo, mensal ou trimestral) e normalmente realizado pela equipe da Anglo American e/ou equipe externa no caso de projeto de Desenvolvimento Socioeconômico.

Avaliação

No Social Way, a avaliação é entendida como “o processo de determinar os resultados de uma intervenção, bem como o valor associado para o público alvo, com base na coleta sistemática e regular de dados (monitoramento)”. Sua finalidade é melhorar a eficácia e sustentabilidade das intervenções para subsidiar a tomada de decisões sobre planos futuros. A avaliação vai além do monitoramento para responder à pergunta: quais foram os resultados das atividades implementadas e o objetivo planejado foi alcançado?

A avaliação requer:

  • Análiseseos objetivosplanejadosforam ou não alcançados;
  • Avaliaçãodosfatoresquecontribuíram ou restringiramo alcancedos objetivosplanejados;
  • Consideração de quais foram as consequências da atividade, intencionais e não intencionais; e
  • Documentação dasinformações sobreas atividades desucesso,osdesafios,o alcance ou não dosobjetivose oportunidades demelhoria.

Enquanto o monitoramento se concentra no rastreamento do progresso na implementação dos controle de risco/impacto ou projeto de Desenvolvimento Socioeconômico, a avaliação se concentra predominantemente na eficácia, sustentabilidade e replicabilidade, ou seja, se os resultados planejados foram alcançados; a intervenção trará valor a longo prazo; e a intervenção merece ser repetida (com base no custo-benefício, bem como em termos de seu sucesso na obtenção dos resultados planejados)? A avaliação requer a definição prévia dos indicadores da meta para os resultados e o impacto da intervenção. Por exemplo:

  • Para avaliar um projeto de Desenvolvimento Socioeconômico relacionado à oferta de capacitação, os sites precisarão definir e medir o progresso em relação a:
    • Indicador de resultado: 30 participantes do treinamento registraram seus negócios na área de Suprimentos; 80% dos participantes indicaram que atingiram os objetivos de aprendizado do treinamento.
    • Indicador de impacto: O aumento da porcentagem de aquisição local realizada em empresas locais, aumento na renda familiar média na área de influência (em comparação com dados de referência antes da intervenção).
  • Para avaliar um controle de impacto relacionado à mitigação do potencial de acidentes com veículos relacionados ao site, os sites precisarão definir e medir o progresso em relação a:
    • Indicador de resultados: redução nos incidentes potenciais de “quase acidente” registrados (em comparação com a referência), velocidade média reduzida dos veículos em uma determinada via da comunidade em relação aos dados de referência (baseline) pretéritos à intervenção.
    • Indicador de impacto: zero acidentes com veículos relacionados ao site, resultando em zero lesões aos membros da comunidade.

A avaliação deve ser realizada em intervalos periódicos, conforme relevante para a escala e duração da atividade. No caso de atividades de longo prazo, uma avaliação intermediária deve ser conduzida de modo a identificar e corrigir falhas ou problemas)e também uma avaliação mais abrangente realizada após a conclusão. O resultado da avaliação deve ser apresentada no Plano de Gerenciamento Social (Social Management Plan – SMP) do próximo ano).

Para projetos específicos com prazo determinado (por exemplo, uma parceria de três anos para oferecer treinamento de capacitação), uma avaliação intermediária deve ser realizada em dezoito meses (ou conforme necessidade) para identificar quaisquer ações corretivas para melhorar a realização do objetivo planejado. Uma avaliação completa pode ser concluída no final do projeto com o objetivo de avaliar se a atividade alcançou adequadamente os resultados e o impacto planejados. As avaliações são frequentemente realizadas por organizações externas para trazer objetividade e independência.

A Figura 1.1 ilustra as diferentes áreas de foco do monitoramento e avaliação.

O que se entende por monitoramento e avaliação? Quais são as diferenças entre os termos? (1)

Figura 1.1 Áreas de foco do monitoramento e avaliação

O que se entende por monitoramento e avaliação? Quais são as diferenças entre os termos? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Duane Harber

Last Updated:

Views: 5574

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duane Harber

Birthday: 1999-10-17

Address: Apt. 404 9899 Magnolia Roads, Port Royceville, ID 78186

Phone: +186911129794335

Job: Human Hospitality Planner

Hobby: Listening to music, Orienteering, Knapping, Dance, Mountain biking, Fishing, Pottery

Introduction: My name is Duane Harber, I am a modern, clever, handsome, fair, agreeable, inexpensive, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.