Resenha e resumo: conheça a diferença entre esses gêneros textuais (2024)

Quando você precisa saber de forma rápida informações sobre um livro, filme, obra de arte ou qualquer outro tipo de criação, é comum que recorra a resumos e resenhas, não é mesmo? Por trás desses tipos textuais há várias semelhanças e diferenças que merecem ser estudadas. Que tal entendê-las agora mesmo? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é um resumo?

Possuindo um caráter sucinto e objetivo, a finalidade desse gênero textual é reunir as informações centrais de uma obra e apresentá-las. Dessa forma, produz-se uma espécie de texto reduzido, escrito em terceira pessoa do singular. Nesse gênero textual, não há espaço para as opiniões e críticas pessoais do autor, já que o foco do texto são os principais fatos que circundam a obra artística. Vale lembrar que no universo acadêmico existem dois tipos de resumo: o simples e o expandido.

Os dois tipos apresentam as informações centrais de uma obra. A diferença, porém, está na forma como se dá a estrutura dessa exposição. O resumo expandido apresenta os assuntos de forma mais completa, dividindo os temas por seção e desenvolvendo-os de maneira ampla. Além disso, é comum que essa mesma espécie de resumo estabeleça comparações com outros trabalhos.

Uma dica interessante para escrever resumos é contemplar toda a obra para apenas depois dar início à elaboração do texto. Dessa forma, você terá mais noção sobre a história por trás da peça para, assim, fazer um compilado mais realista do que realmente é significante no texto. Caso contrário, você poderá incluir detalhes desnecessários.

O que é uma resenha?

A resenha consiste em um modelo de texto em que são mencionados fatos e acontecimentos centrais de uma obra somados a detalhes e informações específicas sobre ela. Para elaborar um texto desse tipo, o autor precisa estudar a fundo a peça a fim de expor conhecimentos diversos e extras sobre ela. Nesse gênero, também é comum que haja a comparação entre textos, livros ou outros tipos de criação do mesmo universo.

As resenhas subdividem-se em críticas e descritivas. No primeiro tipo, o resenhista tem liberdade para expressar a sua opinião e suas percepções sobre a criação e as características dela. Enquanto isso, o segundo tipo de resenha possui um foco maior na descrição e na análise do produto criativo, sem haver a expressão de julgamentos pessoais.

Quais as diferenças entre resumo e resenha?

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos. Isso pode ser feito de forma descritiva ou opinativa, a depender do seu tipo. Em geral, pode-se afirmar que toda resenha contém um resumo em sua estrutura, mas a recíproca não é verdadeira.

Outra diferença, dessa vez entre um resumo e uma resenha crítica, é a liberdade para que o autor expresse suas opiniões e percepções acerca da obra. Enquanto isso pode ser feito no segundo gênero, não é correto fazê-lo no primeiro.

Qual a estrutura desses gêneros textuais?

A estrutura de um resumo deve conter, primeiramente, detalhes como um título e o nome do autor. Em seguida, devem ser apresentados os principais fatos abordados pela criação. Isso deve ser feito de maneira concisa, objetiva e cronológica, respeitando a sequência temporal dos acontecimentos. No caso das pesquisas, a estrutura do texto deve conter objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

Para escrever um texto desse gênero, é interessante usar a 3º pessoa do discurso, bem como a voz ativa e a linguagem padrão da língua portuguesa. Além disso, as opiniões e impressões pessoais do autor não devem ser mencionadas.

Já no caso da resenha, em primeiro lugar, devem ser apresentados os dados técnicos do texto, como título e autor. Em seguida, deve ser feita uma exposição do conteúdo da obra, uma espécie de resumo que apresente o compilado de fatos relevantes e principais sobre ela. Por fim, soma-se a essa estrutura uma descrição de aspectos da peça (se a resenha for descritiva) ou a opinião do autor a respeito dela (se a resenha for crítica).

Aprenda mais!

Como você pôde perceber, apesar de apresentarem semelhanças, os gêneros abordados são ricos em particularidades e diferenças entre si. Aí está a importância de entender melhor as características de cada um deles.

Gostou de compreender esses atributos? Então que tal aproveitar o momento de aprendizado e conhecer a solução para seis dúvidas comuns de português? Clique aqui e confira!

Resenha e resumo: conheça a diferença entre esses gêneros textuais (2024)

FAQs

Qual a diferença entre o resumo e a resenha? ›

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

O que é o gênero textual resenha? ›

Resenha crítica é um texto proveniente do jornalismo que tem como objetivo expor a opinião do autor sobre determinado livro, filme, série, peça de teatro, show, dança etc. A resenha é muito procurada na internet pelos usuários a fim de saberem a respeito de algum livro ou série antes de consumi-los.

Quais Os 4 Tipos de resenha? ›

A resenha pode ser dividida em dois tipos, que veremos a seguir.
  • Resenha descritiva.
  • Resenha crítica.
  • Resenha descritiva.
  • Resenha crítica.
  • → Videoaula sobre resumo x resenha.

O que é uma resenha e exemplos? ›

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

Como fazer resumo é resenha? ›

Como fazer uma resenha em 7 passos
  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica.
May 11, 2018

O que é resumo e suas características? ›

O resumo é um texto que apresenta as ideias de outro texto maior de maneira sintetizada ao seu leitor. Dentre as características do resumo, destacamos as seguintes: poder de síntese, impessoalidade, uso da linguagem concisa e objetiva, predominância da descrição.

São características sobre o resumo e a resenha? ›

Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos. Isso pode ser feito de forma descritiva ou opinativa, a depender do seu tipo.

Qual é a função do género resenha? ›

A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

O que deve conter no gênero resenha? ›

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Qual é o tipo de linguagem de uma resenha? ›

É um texto predominantemente argumentativo em que o autor defende um ponto de vista sobre um filme, uma série, um show etc., a fim de convencer o leitor de sua opinião. Por ser um texto de base argumentativa, prevalecem nele a concisão, a linguagem denotativa e o uso da norma-padrão da língua.

Como é o formato de resenha? ›

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

O que deve ter em uma resenha? ›

Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. Filme: após apresentar o nome e o diretor da obra cinematográfica, faça levantamentos do tema abordado sem narrar os acontecimentos.

Qual a diferença entre um resumo é uma resenha? ›

Apesar de muitos confundirem esses dois modos de escrita, eles não são iguais. De uma maneira simples, podemos dizer que o resumo busca sintetizar um texto, e a resenha tem como objetivo ser algo mais crítico e opinativo.

Como identificar a resenha? ›

Como qualquer gênero textual, a resenha tem um padrão que permite que ela seja identificada dessa forma:
  1. Bibliografia da obra resenhada, de acordo com as normas da ABNT;
  2. Identificação do resenhista, que pode conter apenas o seu nome, ou ser mais completo e contemplar também profissão/título;

O que uma resenha apresenta? ›

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

Qual a definição correta para resenha? ›

Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.

O que significa só resenha? ›

A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo, que pode ser um livro, filme ou texto.

O que não pode faltar em uma resenha? ›

Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. Filme: após apresentar o nome e o diretor da obra cinematográfica, faça levantamentos do tema abordado sem narrar os acontecimentos.

Qual é a diferença entre uma resenha é um fichamento? ›

Portanto, o resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Arielle Torp

Last Updated:

Views: 5488

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arielle Torp

Birthday: 1997-09-20

Address: 87313 Erdman Vista, North Dustinborough, WA 37563

Phone: +97216742823598

Job: Central Technology Officer

Hobby: Taekwondo, Macrame, Foreign language learning, Kite flying, Cooking, Skiing, Computer programming

Introduction: My name is Arielle Torp, I am a comfortable, kind, zealous, lovely, jolly, colorful, adventurous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.