Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (2024)

Mantenha seus olhos bem abertos! Com o monitoramento de redes sociais em tempo real, você estará sempre atualizado.

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (1)

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais, também conhecido como social listening (ou escuta social), consiste no monitoramento contínuo das atividades de concorrentes, clientes, público-alvo e influenciadores importantes para sua empresa. Significa estar sempre bem informado sobre conteúdos específicos, gerados por usuários, que estão circulando na web e são relacionados à sua marca. Informações que são fundamentais para as atividades de vendas e marketing, o desenvolvimento de novos produtos, a identificação de tendências, a elaboração de campanhas e a proteção da sua reputação.

Se você detecta comentários negativos, logo no início, pode evitar uma avalanche de notícias que podem prejudicar sua reputação e que, geralmente, podem ser atenuadas ou mesmo evitadas. Além disso, o monitoramento de mídias sociais permite que você acompanhe seus concorrentes e dê uma resposta imediata, quando necessário.

Embora a análise de mídias sociais seja realizada esporadicamente e de forma pontual, o monitoramento acontece em tempo real. E são os dados coletados durante o monitoramento que formam a base da análise.

Analise o conteúdo gerado pelo usuário

No mundo todo, o número de pessoas usando redes sociais só cresce. De acordo com os fornecedores de mídia social, em 2019 eram:

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (2)

2,32 bilhões de usuários ativos noFacebookno mundo

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (3)

330 milhões de usuários ativos noTwitterno mundo

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (4)

Mais de 40 milhões de brasileiros noLinkedIn

Mais de 130 milhões de brasileiros no Facebook

Uma quantidade enorme de conteúdo gerado por usuários é criada diariamente nesses canais e em muitas outras plataformas de mídia social. Isso inclui pessoas comuns, celebridades, políticos, influenciadores e empresas.

As redes sociais, com frequência, reportam acontecimentos atuais com mais velocidade que a mídia tradicional. Enquanto você espera pelas informações do jornal que chegam na manhã seguinte, as redes sociais exibem informações e imagens sobre acontecimentos políticos, eventos esportivos, catástrofes, escândalos corporativos, experiências positivas dos clientes, entre outros, num curto espaço de tempo.

Razões para monitorar as redes sociais

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (7)

Gestão de marca

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (8)

Identificação de temas e tendências

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (9)

Monitoramento da concorrência

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (10)

Aquisição de clientes

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (11)

Identificação de influenciadores

Não basta apenas estar lá

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (12)

Um perfil de empresa ou usuário numa rede social pode ser criado em minutos. No entanto, as empresas não devem se comportar apenas com base no princípio de: “É uma questão de estar lá”, abrir uma conta em todos os canais de mídia social. É necessário ser ativo apenas nos canais importantes para o público-alvo.

Já o social listening deve cobrir o máximo de canais. Por exemplo, se você focar em plataformas B2B, corre o risco de não notar que seus clientes ou parceiros sociais estão postando comentários negativos sobre sua empresa por meio de suas contas pessoais no Facebook ou Twitter.

Gerencie sua comunicação corporativa por dois caminhos:

Postando

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (13)

nas plataformas que são importantes para você

Recebendo

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (14)

informações de todas as plataformas

Sempre esteja preparado para responder de forma adequada às declarações feitas sobre sua marca ou empresa. Isso vale tanto para elogios, quanto para críticas.

Social listening – quando e onde?

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (15)

A resposta para a pergunta: “quando?” é muito fácil de responder: o mais rápido possível! Não comece apenas postando ativamente, para só depois pensar no monitoramento de mídias sociais. Estruturar ambos, desde o início, é importante. No cenário ideal, o monitoramento vem antes das atividades nas mídias, para que você descubra as plataformas nas quais seu público-alvo é mais ativo.

Sua empresa não está nas redes sociais? Sem problemas. Mas, ainda assim, seu público-alvo está. Mesmo que seja um pequeno número de usuários de um segmento ou produto específico, é importante lembrar que um único usuário pode obter um enorme alcance com suas postagens nas redes sociais. Portanto, se comentários negativos passarem despercebidos e não forem respondidos, sua marca pode ser impactada negativamente.

A resposta para a pergunta “onde?” vai depender das circunstâncias, públicos e assuntos específicos de cada empresa. Mas uma coisa é certa: o social listening (ou escuta social) não deve ser deixado de lado pela necessidade de um software específico para uma abordagem estruturada. Os departamentos de comunicação, relações públicas, marketing, vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produto e pesquisa de mercado são os mais impactados com a implementação dessa inteligência e são os lugares certos para discutir o que está acontecendo nas mídias sociais.

Vendas

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (16)

Em que seus clientes estão interessados?

Marketing e RP

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (17)

Como o mercado responde às suas campanhas e press releases?

Atendimento ao cliente

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (18)

Como podemos oferecer o melhor serviço de atendimento ao cliente?

Comunicação

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (19)

O que os clientes e observadores estão dizendo sobre nós?

Desenvolvimento de produto

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (20)

Como podemos adaptar nossos produtos de acordo com os desejos de nossos clientes?

Pesquisa de mercado

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (21)

De que forma as tendências atuais podem beneficiar os nossos produtos?

Que especificações de proteção de dados devo levar em conta ao monitorar minha presença nas mídias sociais?

O monitoramento de redes sociais não tem implicações relacionadas com a proteção de dados se a coleta e análise envolverem apenas conteúdo disponível publicamente. Assim, se um usuário publica conteúdo que é visível publicamente, esse conteúdo pode ser analisado. As postagens que são, por exemplo, destinadas apenas a amigos do usuário, e assim categorizadas, não podem ser lidas pelas ferramentas de monitoramento de mídia.

Ao escolher ferramentas de monitoramento de redes sociais, tenha certeza de que ela atende as necessidades das principais legislações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) do Brasil e a GDPR (General Data Protection Regulation), da União Europeia. Em caso de dúvidas, sempre questione o provedor.

A maneira correta de usar o monitoramento de redes sociais

As ferramentas de monitoramento de redes sociais são rápidas e fáceis de configurar. Algumas, até mesmo, gratuitas. No entanto, o simples monitoramento e análise de mídia não são, por si só, suficientes.

Para que você não se afogue em uma enxurrada de informações, os dados recebidos precisam estar estruturados de forma lógica, por exemplo, de acordo com assuntos, canais e grupo de usuários. E você deve se preparar desde o início para responder, caso ocorra uma situação específica. Se você se depara com uma grande reclamação em uma rede social, mas não estiver preparado para respondê-la imediatamente, significa que não está aproveitando os benefícios proporcionados pela ferramenta de social listening.

Quais dados o monitoramento de mídia pode oferecer?

Uma boa ferramenta de monitoramento de mídia social não entrega apenas dados. Ela avalia e estrutura esses dados para tornar a análise de mídia fácil. Idealmente, deve ser possível identificar tendências nos KPIs especificados só de bater os olhos. As métricas para cada assunto que você está explorando devem ser especificadas separadamente e não devem depender dos objetivos e da estratégia da empresa.

As possíveis métricas incluem:

Postagens temporais

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (22)

Quando isso foi publicado sobre minha marca ou assunto?

Shareof voice

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (23)

Qual é a participação da minha marca nas menções sobre um assunto específico?

Tipos de postagens

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (24)

Qual o material das postagens? Texto? Fotos? Vídeos?

Engajamento

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (25)

Quanta interação existe e como acontecem?

Tom

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (26)

Os comentários tendem a ser positivos, neutros ou negativos?

Influenciadores

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (27)

Quem são as pessoas que postam e onde elas compartilham informações?

Você compila os números principais de acordo com a análise desejada? Por exemplo, você está direcionando seus esforços para a análise de marketing ou gestão da reputação? Um painel vai ajudar você a acompanhar todos os números e desdobramentos importantes. Avaliações gráficas diferentes são possíveis: desde tabelas em diferentes diagramas até mapas de viralidade, que representam, por exemplo, a distribuição de tom ou canais de forma simples.

O tempo da resposta é essencial

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (28)

Quando se trata do monitoramento de mídia social, o tempo decorrido entre a publicação de um post e o que você recebe a informação faz toda a diferença. Se você descobre uma postagem negativa de um cliente em uma rede social no fim da tarde de uma sexta-feira, a resposta na segunda-feira pode ser tarde demais. Se a postagem de cada resposta passar por um processo lento de autorização antes de ser publicada, você perderá um tempo precioso para evitar a avalanche de impactos negativos. Portanto, processos simples têm importância nas atividades de mídias sociais.

Não opte por monitorar as redes sociais apenas quando for tarde demais. Se as postagens ruins ganham destaque, podem causar um prejuízo irreparável. Em alguns casos, uma postagem negativa mal gerenciada nas redes sociais podem se tornar escândalos e ganhar espaço nas mídias tradicionais.

Uma ferramenta de monitoramento de mídia social pode não ser suficiente para deter uma avalanche, mas pode auxiliar você na identificação do problema de maneira rápida, para que possa contê-lo com uma resposta apropriada.

Encontrando a ferramenta certa

Há muitas ferramentas de social listening no mercado. Isso torna difícil para o usuário encontrar a ferramenta adequada. Nem todo software é adequado para todas as mídias.

Considere os seguintes pontos ao avaliar e escolher uma ferramenta:

- Quais canais podem ser monitorados?
- Quais departamentos na empresa vão usar a ferramenta?
- De que conhecimento prévio os usuários precisam?
- Como as informações são processadas?
- Quais são os custos de uso dessa ferramenta?
- Quais são os recursos humanos necessários para operar a ferramenta?
- Os tons positivo e negativo dos comentários podem ser identificados?
- Quais opções de filtro estão disponíveis para delimitar os resultados da busca, de forma adequada?
- Com que frequência os dados são atualizados?
- Qual a precisão da análise de tom?

O Nexis® Social Analytics proporciona uma ferramenta de monitoramento de mídia amigável, que pode ser adaptada às suas necessidades pessoais.

As opções de filtro, análise de tom (também conhecida como análise de sentimento), alertas de e-mails e muitas outras funções úteis tornam o monitoramento de mídia em tempo real eficiente. Nunca mais perca uma informação importante! Tome decisões estratégicas com base em dados confiáveis e esteja em contrato com sua audiência e público-alvo.

Perguntas frequentes

Respostas para as perguntas mais populares

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais, também conhecido como social listening (ou escuta social), consiste no monitoramento contínuo das atividades de concorrentes, clientes, público-alvo e influenciadores importantes para sua empresa. Leia mais

O que é ferramenta de monitoramento de redes sociais?

Uma ferramenta de monitoramento de redes sociais fornece dados sobre atividades de mídias sociais. Ela avalia e estrutura esses dados para facilitar a análise, permitindo que as empresas desenvolvam melhores estratégias de marketing. Leia mais

Por que o monitoramento de mídia social é importante?

O monitoramento de mídias sociais é importante para:

Proteção da reputação, gestão de marca, identificação de temas e tendências, monitoramento da concorrência, aquisição de clientes, identificação de influenciadores, entre outros. Leia mais

Como funciona o monitoramento de mídias sociais?

O monitoramento de mídias sociais utiliza ferramentas que rastreiam redes, como Instagram, Facebook, Twitter para indexar os dados e fornecer insights sobre sua marca, campanha de marketing, clientes, concorrência e outros, e, assim, permitir que as empresas tomem decisões baseada em dados confiáveis. Leia mais

Quais são os benefícios do social listening?

Descubra o que está sendo dito sobre sua marca ou produto nas redes sociais; aproveite as conversas nas redes sociais para compreender como sua marca está sendo percebida; monitore as redes sociais, de forma proativa, para proteger a reputação de sua marca, empresa ou produto de possíveis crises. Leia mais

Qual é a diferença entre social listening e monitoramento social?

O monitoramento de mídia social busca e coleta dados de redes sociais, enquanto o social listening (ou escuta social) inclui a análise dos dados para a definição de estratégias e ações imediatas. Leia mais

Entrar em contato

E-mail: brasil@lexisnexis.com
Telefone: tel:+551142809193

Monitoramento de mídias sociais | LexisNexis Brazil (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Emmett Berge

Last Updated:

Views: 6035

Rating: 5 / 5 (80 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Emmett Berge

Birthday: 1993-06-17

Address: 787 Elvis Divide, Port Brice, OH 24507-6802

Phone: +9779049645255

Job: Senior Healthcare Specialist

Hobby: Cycling, Model building, Kitesurfing, Origami, Lapidary, Dance, Basketball

Introduction: My name is Sen. Emmett Berge, I am a funny, vast, charming, courageous, enthusiastic, jolly, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.