Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo (2024)

Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo (1)

Márcia Fernandes

Professora licenciada em Letras

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião.

As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo). Por isso, elas podem influenciar a escolha do leitor, que tem dúvida sobre ler um livro ou outro, e do espectador, que ainda não decidiu se quer ou não assistir determinado filme.

A resenha NÃO É um resumo

A diferença entre resumo e resenha é que o resumo descreve os acontecimentos de um texto ou filme de forma breve, ou seja, sem detalhes. A resenha, por sua vez, relata sobre o assunto de que o texto ou filme aborda, sem descrever os acontecimentos.

Isso quer dizer que o resumo é uma apresentação breve e fiel ao texto. Assim, quem o escreve não acrescenta nada novo, bem como não opina acerca do seu conteúdo.

O objetivo da resenha não é descrever o conteúdo de forma resumida, mas dar a conhecer ao leitor a proposta apresentada pelo texto, influenciando assim a sua escolha.

Características da resenha

A resenha é um texto descritivo, que pode ser opinativo, e é breve.

  • descritiva: o resenhista descreve o texto com suas palavras, oferecendo um apanhado da obra;
  • pode ser opinativa;
  • breve.

Exemplo de trecho de resenha de Vidas Secas, de Graciliano Ramos

A obra revela a maestria do seu autor ao tratar de problemas sociais, neste caso, a seca do nordeste. Inspirada na própria experiência de Graciliano Ramos, Vidas Secas se tornou uma obra emblemática que convida o leitor a se deliciar numa leitura de palavras simples, cuja maior parte dos capítulos podem ser lidos fora da sua sequência.

Características do resumo

O resumo é uma apresentação fiel do texto, que não pode ser opinativo, e é breve.

  • apresentação fiel do texto: o autor do resumo escreve um texto reduzindo ao máximo o que está escrito na obra, sem acrescentar nada de novo;
  • não opinativo;
  • breve.

Exemplo de trecho de resumo de Vidas Secas, de Graciliano Ramos

A obra consiste numa crítica social sobre a seca do nordeste. Vidas Secas retrata as dificuldades de uma família de retirantes: Fabiano e sua esposa Sinhá Vitória, os dois filhos do casal e a cadela Baleia, estimada por todos como se fosse um membro da família.

Os 2 tipos de resenha

As resenhas podem ser descritivas ou críticas.

1. Resenha descritiva

Nesse tipo de resenha, o resenhista dá a conhecer ao leitor um pouco sobre o autor e sua obra. O assunto abordado no livro, por exemplo, o que é feito de forma bastante breve, ou seja, sem detalhar personagens e acontecimentos.

A resenha descritiva é informativa, pois consiste em uma forma de expor algo relativo a um conteúdo, sem relatar a sua história e fazer julgamentos.

2. Resenha crítica

Também chamada de opinativa, nesse tipo de resenha, além de expor algo a respeito de um conteúdo, o autor dá a sua opinião de forma crítica, influenciando o comportamento dos leitores.

Sem detalhar um livro ou um filme, por exemplo, o autor da resenha crítica informa o leitor qual o seu enredo, mas não conta a sua história. O autor diz o que pensa acerca do texto ou do livro, opinando sobre o conteúdo e o estilo utilizado.

Estrutura da resenha

Como qualquer gênero textual, a resenha tem um padrão que permite que ela seja identificada dessa forma:

1. Bibliografia da obra resenhada, de acordo com as normas da ABNT;

2. Identificação do resenhista, que pode conter apenas o seu nome, ou ser mais completo e contemplar também profissão/título;

3. Texto da resenha contínuo, ou seja, sem quebras de subtítulos. Esse texto deve ser organizado em introdução, desenvolvimento e conclusão, o que pode ser feito da seguinte forma:

3.1. Introdução da resenha - informações sobre o autor da obra, tais como formação, local e tempo onde viveu e outras obras que escreveu, bem como informação acerca do tema e do gênero da obra, como é feita a sua abordagem e qual a intenção do autor.

3.2. Desenvolvimento da resenha - informar como a obra é organizada em termos de texto e de imagem, a que leitor ou espectador ela se destina.

3.3. Conclusão da resenha - informar se o tema é de fácil compreensão, se a obra é interessante e destaca dentro do seu gênero, comparar com outras obras do mesmo autor.

As 5 características essenciais de uma resenha

1. Concisão

A concisão é a característica mais marcante do gênero textual resenha. Afinal, trata-se de um texto breve, sem detalhes, em que o resenhista pretende apenas informar do que se trata um texto.

No caso das resenhas críticas, além de informar, o resenhista tem como intuito dar seu parecer referente a um conteúdo, muitas vezes com o objetivo de influenciar a escolha dos leitores.

2. Objetividade

A objetividade é outro aspecto muito importante. Focar o ponto-chave do conteúdo que está sendo resenhado pode garantir o sucesso de uma resenha, principalmente se o resenhista pretende convencer seus leitores.

3. Argumentação

As resenhas críticas pretendem persuadir o leitor a escolher determinada obra, por isso, o resenhista deve saber argumentar. Para tanto, as resenhas recorrem à coesão e coerência, fundamentais para a construção de um texto eficaz, que expõe ideias e tenta convencer alguém.

4. Recomendação

As resenhas servem para recomendar, ou não, uma obra. Em qualquer um dos tipos, elas têm como objetivo informar, por isso, muitas pessoas as leem quando procuram um livro ou um filme, tal como se estivessem pedindo uma indicação a alguém.

5. Estrutura

Em termos estruturais, a resenha se caracteriza por conter a identificação da obra resenhada e do autor, e um texto apenas informativo, ou informativo e opinativo, escrito sem quebras, ou seja, sem recorrer a subtítulos.

Veja também:

  • Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos
  • Como fazer uma resenha crítica
  • Resenha de filme: como fazer (com exemplos)
  • Gêneros textuais

Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo (2)

Márcia Fernandes

Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).

Veja também

  • Gêneros Textuais
  • Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos
  • Como fazer uma resenha crítica
  • Texto Editorial
  • Crônica: características, tipos e exemplos
  • Gênero Textual Notícia
  • Conto: o que é, características e tipos (com exemplos)
  • Gênero Textual Anedota
Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo (2024)

FAQs

Porque a resenha não é um resumo? ›

Aliás, diferente do resumo, o objetivo da resenha não é descrever o conteúdo de forma resumida, mas sim, expor a opinião do autor e influenciar as escolhas do leitor. Na resenha é possível adicionar outras informações relevantes, falar sobre o autor, analisar a relevância da obra e comentar sobre os prós e contras.

Qual a diferença de uma resenha de um resumo? ›

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

O que é uma resenha explicação? ›

A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo, que pode ser um livro, filme ou texto. O autor traz um breve resumo do material antes de analisar os pontos considerados principais e, para finalizar a resenha, o consumo do conteúdo é recomendado ou não.

Quais Os 4 Tipos de resenha? ›

A resenha pode ser dividida em dois tipos, que veremos a seguir.
  • Resenha descritiva.
  • Resenha crítica.
  • Resenha descritiva.
  • Resenha crítica.
  • → Videoaula sobre resumo x resenha.

Por que resenha? ›

É uma forma de criar, despertar e elevar a qualidade de sua escrita. É uma forma, também, de auxiliar você a desenvolver o pensamento crítico. A contraposição entre um autor e outro é uma prática muito comum nos demais trabalhos científicos e também pode ser feita em uma resenha.

Quais são os três tipos de resenha? ›

Quais são os principais tipos de resenha? Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

O que é uma resenha e exemplos? ›

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

Como identificar uma resenha? ›

Características da resenha

A resenha é um texto descritivo, que pode ser opinativo, e é breve. descritiva: o resenhista descreve o texto com suas palavras, oferecendo um apanhado da obra; pode ser opinativa; breve.

O que é a estrutura de uma resenha? ›

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.

Quantas linhas tem que ter uma resenha? ›

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras.

Qual é o tipo de linguagem de uma resenha? ›

A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.

Quantos caracteres tem uma resenha? ›

2. Resenha crítica devem ter entre 10 e 18 mil caracteres com espaço. As obras devem ter sido publicadas, no máximo, há dois anos no Brasil ou quatro para publicações internacionais, ou de títulos esgotados e com reedição recente.

Onde existe uma resenha também existe um resumo? ›

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.

O que diferencia o resumo crítico hoje tido como sinônimo da resenha? ›

Diferença entre resumo e resenha crítica

Sobre o resumo, trata-se de um texto em que prevalece a descrição das informações e dos fatos obtidos. Já na resenha, além de uma breve descrição da obra, há a exposição de uma opinião do autor sobre a ela (se ele gostou e do que gostou ou se não gostou e do que não gostou).

Quais são as características de uma resenha? ›

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Qual o tipo de resumo que também é chamado de resenha? ›

A resenha é um tipo de resumo crítico; contudo, mais abrangente. Além de reduzir o texto, permite opiniões e comentários, inclui julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero etc.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Moshe Kshlerin

Last Updated:

Views: 6303

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Moshe Kshlerin

Birthday: 1994-01-25

Address: Suite 609 315 Lupita Unions, Ronnieburgh, MI 62697

Phone: +2424755286529

Job: District Education Designer

Hobby: Yoga, Gunsmithing, Singing, 3D printing, Nordic skating, Soapmaking, Juggling

Introduction: My name is Moshe Kshlerin, I am a gleaming, attractive, outstanding, pleasant, delightful, outstanding, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.