Metodologia Científica (Resenha): Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (2024)

Metodologia Científica (Resenha): Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (1)

  • Capítulo 01 – Procedimentos didáticos
  • Capítulo 02 – Pesquisa bibliográfica e resumos
  • Capítulo 03 – Ciência e conhecimento cientifico
  • Capítulo 04 – Métodos científicos
  • Capítulo 05 – Fatos, leis e teoria
  • Capítulo 06 – Hipóteses
  • Conclusão
  • Bibliografia

Como instrumento que se orienta para o controle das pesquisas, a metodologia tem papel de destaque na aquisição eficiente de seus resultados. Graças aos instrumentos que utiliza, alcança conhecimentos objetivos, sistemáticos, organizados e verificáveis.

Este livro apresenta os princípios básicos do método científico, discutindo inicialmente o que se entende por ciência e o que é o conhecimento científico, para então passar a examinar os métodos científicos, quer de abordagem, como o dedutivo, o indutivo, o hipotético-dedutivo, o dialético, quer de procedimentos, que são específicos das ciências sociais, como o histórico, o comparativo, o monográfico, o estatístico, o tipológico, o funcionalista, o estruturalista.

Ocupa-se ainda da explicitação de fatos, teorias, leis, bem como de outros elementos fundamentais na execução de uma pesquisa, como a elaboração de hipóteses e o controle de variáveis.

Finalmente, dedica-se aos delineamentos de pesquisa qualitativa (estudo de caso, pesquisa etnográfica, análise de conteúdo, pesquisa fenomenológica) e de pesquisa quantitativa (ensaio clínico, estudo de coorte, estudo de caso-controle, levantamento), bem como à triangulação de métodos.

Metodologia Científica (Resenha): Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (2)

Leia a Resenha Abaixo

Capítulo 01 – Procedimentos didáticos

Neste capitulo a Autora – Eva Maria Lakatos, demonstra a importância da leitura para a ampliação dos conhecimentos e busca de informações, onde a Autora identifica alguns elementos para auxiliar este habito, tais como o titulo, a data de publicação, a “orelha” ou contracapa, índice sumario, a introdução – prefacio ou nota do autor e por fim a bibliografia.

A leitura deve ser proveitosa e atender aos objetivos pretendidos. A leitura que nos interessa é a leitura informativa que busca coletar informações e este movimento é dividido em etapas de reconhecimento ou previa; exploratória ou pré-leitura; seletiva; reflexiva; critica; interpretativa e explicativa. A Autora descreve técnicas de como proceder uma boa leitura, cita exemplos de Esquemas e Resumos. Ela ressalta que os textos devem ser analisados de forma a evidenciar – analise dos elementos – analise das relações e a analise da estrutura para uma total compreensão e melhor rendimento de estudo de um determinado assunto.

Outra técnica utilizada é os seminários que incluem pesquisa, discussão e debate, além de ser uma ótima ferramenta para desenvolver o hábito do raciocínio e da reflexão. Os seminários é dividido em componentes de trabalho – coordenador – organizador – relator – secretario – comentador e debatedores.

Capítulo 02 – Pesquisa bibliográfica e resumos

A pesquisa bibliográfica se divide em oito fases distintas: escolha do tema – elaboração de plano e trabalho – identificação – localização – compilação – fichamento – análise e interpretação e redação. Tais fases adotadas no processo de pesquisa irá nortear e tonar o trabalho mais consistente e coerente com os objetivos propostos.

A utilização de ficha é um instrumento importante na manipulação de diversos materiais, que em sua maioria não lhe pertence de forma a; identificar as obras – conhecer seu conteúdo – fazer citações – analisar o material – elaborar críticas. Criada no século XVII por Abade Rozier as fichas são amplamente utilizadas em diversas instituições para formar bancos de dados para consultas de diversos públicos. As fichas são confeccionadas obedecendo os aspectos físicos; cabeçalho; referencia bibliográfica; corpo do texto; indicação da obra; local; bibliografia; citações; resumo ou conteúdo; esboço e comentários.

Capítulo 03 – Ciência e conhecimento cientifico

Antes de ressaltar o que ó conhecimento cientifico devemos entender o que é conhecimento popular que as vezes é denominado de senso comum. O conhecimento popular não se distingue do conhecimento cientifico pela veracidade, mas sim pelo método de coleta de dados para se demonstrar um evento. O conhecimento popular deriva da observação humanas de determinados eventos, ao qual é repassado para outras pessoas a até por gerações de experiências empíricas, já o conhecimento cientifica tentar analisar um determinado evento buscando as suas origens, composições e as suas particularidades entre si e mesmo entre outros eventos.

A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade. Um mesmo objeto ou fenômeno – uma planta, um mineral, uma comunidade – pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que peva um ao conhecimento cientifico e outro ao popular é a forma de observação.

A Autora ressalta que o conhecimento pode ser sintetizado em quatro tipos de conhecimento; conhecimento popular – conhecimento cientifico – conhecimento filosófico e religioso ou teológico.

A conceituação de ciência se baseia na sistematização de conhecimentos, conjuntos de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.

“A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” Trujillo Ferrari (1974:8).

Capítulo 04 – Métodos científicos

Método é o conjunto de atividades sistemáticas e racionais que busca minimizar processos e possíveis erros ou interpretações distorcidas, de modo a alcançar os objetivos propostos.

Os métodos são descritos em categorias; método indutivo – método dedutivo – método hipotetico-dedutivo e método dialético.

  • Método indutivo analisa se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. A conclusão encerra a informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas.
  • Método dedutivo analisa se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Toda a informação ou conteúdo fatual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.
  • Método hipotetico-dedutivo analisa a percepção de uma lacuna nos conhecimentos, acerca da qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese.
  • Método dialético analisa o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.

Capítulo 05 – Fatos, leis e teoria

O Fato é considerado uma observação empírica, a teoria se refere a relações entre fatos ou, em outras palavras, à ordenação significativa desses fatos, consistindo em conceitos, classificações, correlações, generalizações, princípios, leis, regras, teoremas e axiomas.

A teoria serve como orientação para restringir a amplitude doa fatos a serem estudados, também serve como sistema de conceituação e de classificação dos fatos. Os fatos não conduzem a conclusões teóricas completas e definitivas, por produzirem constantemente novas situações. Qualquer teoria é passível de modificação, já que se constitui em expressão funcional das observações.

O fato redefine e esclarece as teorias no sentido que afirmam em minúcias o que a teoria demonstra em termos bem mais abrangentes. O fato clarifica os conceitos contidos na teoria.

Capítulo 06 – Hipóteses

A hipótese constitui-se de uma provável resposta a um problema, cuja adequação de comprovação tenha uma sustentabilidade valida ao qual será verificada através de pesquisas. Não há regras ou requisitos científicos necessários para a formulação de hipóteses, mas a Autora enumera algumas fontes a alcançar o seu objetivo;

  • Conhecimento familiar;
  • Observação
  • Comparação com outros estudos
  • Dedução lógica de uma teoria
  • A cultura geral na qual a ciência se desenvolve
  • Analogias
  • Experiência pessoal, idiossincrática
  • Casos discrepantes na própria teoria

Conclusão

Os capítulos de 01 a 06 de Eva Maria Lakatos vêem demostrar de forma lúcida e clara métodos e conceitos para melhor formulação de uma pesquisa, tanto no aspecto pratico e visual e também na forma de observação, descrição, analise e conclusão de eventos através da conceituação e exemplificação de métodos, fatos, leis e hipóteses. Esta amarração técnica utiliza-se do pilar para sua sustentação diferenciação entre senso comum e senso cientifico, onde o pesquisador deve saber diferencia-los e separa-los de seu trabalho de forma a alcançar os objetivos propostos do mesmo.

Bibliografia

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2002.

LAKATOS, Eva M. & MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Autor: Andrei Silveira Gomes

Metodologia Científica (Resenha): Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (2024)

FAQs

O que é metodologia para Lakatos e Marconi? ›

Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 17), a metodologia nasce da concepção sobre o que pode ser realizado e a partir da “tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como lógico, racional, eficiente e eficaz”.

O que é o método científico de acordo com Lakatos? ›

Marconi e Lakatos (2003, p. 83) definem o método científico como o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permitem alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros - traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

O que é a resenha de acordo com a metodologia científica? ›

Uma resenha pode ser puramente informativa, quando apenas ; expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado; é crítico-informativa quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado. A resenha estrutura-se em várias partes lógico-redacionais.

Quais os 4 tipos de conhecimento apontados por Marconi e Lakatos na obra fundamentos da metodologia científica? ›

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

Como citar Marconi e Lakatos? ›

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. DE A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1996.

Quais são as quatro etapas do método científico? ›

Regra geral, a pesquisa segue certas etapas que caracterizam o método científico. Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

O quê Lakatos defende? ›

Segundo Lakatos, o trabalho no interior de um determinado programa de pesquisa consiste em explicar e modificar a estrutura de seu cinturão protetor, de modo a alterar as hipóteses levantadas para resolver os problemas encontrados ao longo da investigação científica.

Qual é a função da metodologia científica? ›

O principal objetivo da metodologia científica é proporcionar um método sistemático e objetivo para a investigação, a fim de produzir conhecimento confiável e verificável.

Quais são os fundamentos da metodologia científica? ›

Os métodos abordados são, indutivo, dedutivo, hipotético e dialético, e, os métodos científicos específicos das ciências sociais, sendo eles, histórico, comparativo, monográfico, estatístico, tipológico, funcionalista, estruturalista, etnográfico e clinico.

Quais Os 4 Tipos de resenha? ›

Defina o tipo de resenha que deseja fazer

Nesse momento, é importante entender qual tipo de texto você pretende escrever: descritivo, crítico ou científico.

Como fazer o resumo da resenha? ›

Você deve deixar claro qual é o objetivo do livro ou do texto que você está resumido, quais são os argumentos, como o texto se divide e qual é a conclusão. Há uma diferença básica na estrutura: um resumo simples permite o uso de tópicos e esquemas, já as resenhas não.

Qual é a diferença entre a resenha e o resumo? ›

Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos. Isso pode ser feito de forma descritiva ou opinativa, a depender do seu tipo.

Quais são os 5 tipos de conhecimento científico? ›

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Qual a contribuição de Lakatos para a ciência? ›

Lakatos traz pela primeira vez o conceito de programa de pesquisa. A heurística positiva mostra também o que conservar, a negativa mostra também o que não contestar. O programa de pesquisa poderá ser progressivo, quando produzir resultados, ou degenerativo, quando deixar de produzir.

O que é pesquisa qualitativa Segundo Marconi e Lakatos? ›

Tem como característica a configuração experimental. Já a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se ocupa, nas Ciên cias Sociais, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado.

O quê Lakatos fala sobre pesquisa? ›

Considera-se a pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. (LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 43).

Como citar metodologia científica? ›

Metodologia científica

São Paulo: Atlas, 2010. Marconi, MA.; Lakatos, EM. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007.

Qual a importância do método científico para a sociedade? ›

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

O que é um problema Segundo Lakatos? ›

Para Lakatos & Marconi (1992), o tema deve ser especializado para que possa ser tratado em profundidade. No entanto, as autoras alertam para os perigos da excessiva especialização, que impede a síntese do trabalho, a correlação entre as ciências e pode dar uma visão unilateral do tema. Segundo Cervo & Bervian (2002, p.

O que Marconi e Lakatos 1982 apontam como fontes para a realização de pesquisa documental? ›

Segundo Lakatos e Marconi (1982), “documentos são todos os materiais escritos que podem servir como fonte de informação para a pesquisa científica e que ainda não foram elaborados”. Segundo Lakatos e Marconi (1982), “a observação direta pode ser realizada através das técnicas de entrevista e observação”.

Quais são as 7 etapas do método científico? ›

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

Onde se aplica a metodologia científica? ›

Metodologia Científica é um site próprio para a iniciação da pesquisa científica, para o desenvolvimento de, por exemplo, TCC, monografias, dissertações e teses, assim como para a atualização e qualificação de professores e pesquisadores.

Qual a importância da metodologia científica na vida profissional? ›

A disciplina de metodologia científica nas universidades é essencial para o processo de construção do conhecimento, pois é nesta hora que os acadêmicos precisam estimular a capacidade de interpretação, pois a realização de pesquisas proporciona algo muito além da mera cópia e do repasse de conhecimentos já existentes, ...

Quais são os dois tipos de metodologia científica? ›

Conforme o interesse do pesquisador e do treinamento, a investigação científica poderá assumir uma de duas formas variáveis: dedutiva ou indutiva. Na pesquisa indutiva, o pesquisador tem o objetivo de inferir conceitos teóricos e padrões a partir de informações coletadas.

Quais são as características da metodologia científica? ›

Metodologia científica refere-se a forma como funciona o conhecimento cientifico. Ela ensina como provar uma tese, um pensamento, como chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa cientifica.

Quais os principais elementos que a resenha deve destacar? ›

Qual a estrutura da resenha? Do ponto de vista estrutural, de acordo com Fiorin, a resenha apresenta a seguinte organização: Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros).

Quais são os elementos principais de uma resenha? ›

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Como iniciar uma resenha exemplo? ›

Separei as principais abaixo:
  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.
May 11, 2018

Como fazer uma resenha de um artigo científico? ›

Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.

Quantas linhas tem que ter uma resenha? ›

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

O que é uma resenha e exemplos? ›

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Porque a resenha não é um resumo? ›

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Qual é o objetivo de uma resenha crítica? ›

Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

O que é a estrutura de uma resenha? ›

A estrutura da resenha crítica segue o modelo dos textos dissertativos-argumentativos, ou seja: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quais são os 4 tipos de conhecimentos mais importantes? ›

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

Quais são as principais fontes de conhecimento? ›

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

O que e o conhecimento científico exemplos? ›

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

Qual a principal crítica de Lakatos ao Falsificacionismo? ›

1 Lakatos aceitou o falsificacionismo, mas propôs que as teorias científicas apresentam “núcleos” de hipóteses que não podem ser testadas e refutadas por testes empíricos.

O que é pesquisa bibliográfica Segundo Marconi e Lakatos? ›

Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.

O que é metodologia de acordo com alguns autores? ›

Segundo Bruyne (1991), a metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma “metrologia” ou tecnologia da medida dos fatos científicos.

O que é metodologia para Gil? ›

Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.

O que quer dizer a palavra metodologia? ›

adjetivo Que diz respeito aos métodos, à ciência que se dedica ao estudo dos métodos, às normas e regras para a realização de uma pesquisa.

Quais as 5 principais metodologias? ›

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.
  • Aprendizagem baseada em problemas. A Aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias ativas mais difundidas. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Gamificação. ...
  • Estudo de caso.

Quais os 3 tipos de metodologia? ›

Quais são os principais tipos de metodologias de ensino?
  1. Método tradicional. ...
  2. Método Montessori. ...
  3. Método Freiriano. ...
  4. Método construtivista. ...
  5. Método sócio-interacionista. ...
  6. Método logosófico. ...
  7. Método Waldorf. ...
  8. Método Freinet.
Jun 26, 2020

Qual é o principal objetivo da metodologia da pesquisa? ›

O objetivo da metodologia de pesquisa é encontrar soluções embasadas para os questionamentos presentes no trabalho científico. A metodologia deve estar presente em qualquer tipo de trabalho, seja em um projeto de pesquisa, em um artigo científico ou em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual a importância da metodologia científica para a sociedade? ›

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

Quais são as principais características da metodologia? ›

A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim. Com o objetivo de analisar as características dos vários métodos indispensáveis tais como: avaliar capacidades, limitações e criticar os pressupostos quanto sua utilização.

Quais são os elementos que compõem a metodologia? ›

Os elementos da metodologia científica: observação, hipótese, experimentação, análise e publicação”.

Qual a importância da metodologia da pesquisa científica? ›

A metodologia científica tem como função fornecer aos universitários o conhecimento indispensável para se produzir um bom conteúdo e com as regras e métodos mais adequados. Essa disciplina é extremamente fundamental na vida de qualquer aluno, pois ela indica a direção mais acertada a ser seguida.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Edwin Metz

Last Updated:

Views: 6173

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Edwin Metz

Birthday: 1997-04-16

Address: 51593 Leanne Light, Kuphalmouth, DE 50012-5183

Phone: +639107620957

Job: Corporate Banking Technician

Hobby: Reading, scrapbook, role-playing games, Fishing, Fishing, Scuba diving, Beekeeping

Introduction: My name is Edwin Metz, I am a fair, energetic, helpful, brave, outstanding, nice, helpful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.